segunda-feira, 28 de julho de 2014

Musculação: vigorexia, o que é isso? será que eu sofro disso?

Olá, tudo bom?

Afinal, o que é mesmo essa tal de vigorexia? Será que eu sofro disso?

Vigorexia em uma linguagem bem simples é um transtorno onde a pessoa não tem real noção do seu corpo e quer a cada dia mais ganhar mais massa muscular e ficar maior.

Enquanto na anorexia a pessoa se vê gorda e sente necessidade de buscar todo tipo de meio para emagrecer (a maioria na saudável). Quem sofre de vigorexia se vê magro e fraco, buscando por sua vez o aumento da massa e ficar cada vez mais forte.

Muitos praticam de forma exagerada exercícios, recorrem a anabolizantes e uso em excesso de suplementos. Nessa busca constante por um ideal que nunca é atingido em função de sua baixa auto estima, essas pessoas são muito propensas a desenvolver depressão e ansiedade.

>>Se você tem alguma dúvida se sofre ou não desse mal, procure um profissional.<<

Existem vários graus de vigorexia, então nem todas as pessoas que sofrem disso vão tomar anabolizante ou recorrer a todos os meios citados aqui.

Eu por exemplo tenho uma visão distorcida do meu corpo e por já ter sido muito magra sempre tenho a imagem de magreza, ainda depois de ter ganhado 22 quilos na academia e estar muito satisfeita, fico tentada a sempre ganhar mais um pouquinho aqui ou alí.

Visto calça nº42 e Deus me livre caber em um número menor que isso (meu objetivo é nº44). Se fico bem em uma roupa tamanho G é uma felicidade e quando vou as compras e não caibo em nada me transbordo de alegria.

Pensa... lógico que nunca recorri a anabolizantes e os suplementos que uso são com recomendação de um nutricionista, minha alimentação é balanceada, o treino é todo focado em hipertrofia e feito por um profissional.

Um grande perigo que vejo em quem sofre de vigorexia é exagerar e acabar virando uma aberração, ficar desproporcional. Além lógico daqueles riscos que a saúde pode sofrer se a pessoa optar por meios rápidos demais em seus ganhos musculares.

Então depois de dito tudo isso, pense no seu estilo de vida, se você tem se alimentado corretamente, seu treino, etc. Não tente ir pelo caminho mais rápido, meus ganhos não foram da noite para o dia, porém, são ganhos a longo prazo que permanecem também a longo prazo.

Procure orientação de um profissional e lembre-se que você não está só.




Nenhum comentário:

Postar um comentário